für Teenager

Die Adoleszenz ist eine Zeit des gesellschaftlichen Aufbaus, in der es alle Konflikte des Übergangs vom Kind zum Erwachsenen gibt und sich darin ein verunsicherndes, aufreizendes Subjekt voller Zweifel und auf der Suche nach einem Sinn entwickelt. Inmitten all dieser Auswirkungen gibt es immer noch den Druck der Gesellschaft, der Umwelt, der Familie, des äußerst konsumistischen und individualistischen Diskurses sowie der gesamten neuen Kommunikationsstruktur (soziale Netzwerke, automatische Interaktion, Reaktionsgeschwindigkeit), die die Menschen ausmacht Meistens geraten Ängste außer Kontrolle.

Do lado dos pais, a cobrança, a culpa, o medo, a incerteza de estarem sendo efetivos na criação ou não. A mudança do posicionamento no imaginário (aqueles que eram onipotentes agora precisam ser humanizados para se identificar com as vontades próprias, as exigências e, principalmente, como agir com seus filhos agora buscando seus próprios desejos, não aceitando mais o reflexo dos desejos dos pais).

Criar um novo referencial é parte do acompanhamento. Muitos pais preferem procurar terapia porque acreditam que o “problema” está com os filhos quando, na verdade, pode ser uma situação de comunicação ou de visão. Cada situação exige uma ação e essa mudança de olhar faz toda a diferença, mas todos devem participar do processo de tempos em tempos.

O atendimento com adolescentes abaixo de 18 anos são feitos com o consentimento dos pais através de entrevistas preliminares. Utilizo elementos de cultura pop, música, filmes, artes e games para uma melhor identificação através da metalinguagem e da projeção. Esses diferenciais criam um vínculo mais profundo e direto com a linguagem.